"Hoje, quando chegamos à nossa escola, vimos dois cachorrinhos abandonados  junto ao  portão: um preto e um castanho claro.

Eles estavam com muita fome, cheiravam as nossas lancheiras e, quando o Didi chegou ,vinha a comer um pão e o pretinho tirou-lho da mão e comeu-o muito depressa.O pai da Beatriz e o do João disseram que eles  pareciam ser de raça "Perdigueira".

Como eles andavam na estrada a correr de um lado para o outro e podiam ser atropelados, nós trouxemo-los para dentro do recreio.

Depois fomos procurar comida à cozinha e só havia leite e bolachas, mas ,o pai da Beatriz, disse que o leite faz mal aos cachorrinhos. Então, a educadora Céu e alguns meninos foram comprar ração à loja de animais que fica  ao cimo da rua,pertinho da escola.

 

 

A senhora da loja ofereceu a comida porque também já tinha visto os cachorrinhos e é muito amiga dos animais, a Mafalda disse  que de manhã, quando vem para a escola, costuma  vê-la a dar comida aos cãezinhos abandonados. 

Muito obrigada à senhora.

Entretanto a Diana chegou com a mãe e adoptaram o cãozinho amarelo...e vão levá-lo ao Veterinário e cuidar muito bem dele, agora esperamos que alguém queira adoptar a cadelinha preta."

 

O Diogo perguntou : "o que quer dizer adoptar"?

A Rita explicou: "quando as mães não podem cuidar dos filhos e às vezes os abandonam, ou quando os pais morrem, vêm outras pessoas e tomam conta deles e ficam a ser os pais."

 

Este relato foi feito pelas crianças que ficaram muito sensibilizadas  com a situação dos dois simpáticos cachorrinhos. Este acontecimento  levou-as a reflectir, em conjunto, sobre as causas do seu possível abandono.

 

O que terá acontecido?

  • Se calhar perderam-se do dono ou mataram-lhe a mãe;
  • Foram abandonados pelo dono;
  • Fugiram com medo que o dono os matasse porque ele devia ser mau para os animais;
  • Fugiram porque estavam a morrer à fome;
  • Se calhar alguém matou a mãe deles e eles ficaram sem o leitinho dela...ou então queriam estar sem ela e brincar com os meninos;
  • O dono pode ter  abandonado a mãe e os cachorrinhos fugiram à procura dela e nunca mais a encontraram...e decidiram vir para a nossa escola porque se calhar gostaram do nosso recreio;
  • O dono devia ser mau e eles fugiram;
  • Parece que não tinham mãe para cuidar deles;
  • Se calhar o dono não os queria e estava a fingir que era amigo e eles fugiram;
  • O dono odiava os cachorrinhos porque eles não faziam o que ele mandava, mas não percebo, porque eles ainda são  muito pequeninos e não sabem o que fazem. Devia deixá-los crescer para eles aprenderem a portarem-se bem! Os cachorrinhos costumam estragar tudo a brincar: roem plantas, almofadas, sofás, meias, sapatos e chinelos, até bolas e brinquedos!

 

É muito mau abandonar e tratar mal os animais porque eles são bons para as pessoas e amigos dos donos!

publicado por pinguinhosdesaber às 21:02 | link do post
Bom dia,

Bonitos cães e bonito desenho de Diana.

Diana agora que tens um cão deves cuidar dele muito bem. Tens que alimentar-lhe e lavar-lhe bem e dar muito carinho para que ele seja teu amigo.

Beijos
David Chivato a 18 de Março de 2009 às 10:29
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu." Rubem Alves
mais sobre mim
Horário de Funcionamento do Jardim de Infância
Abertura 8:00 Encerramento 18:30 Componente lectiva 9:00 às 12:00, 13:30 às 15:30. Contacto: escolinhadocasal[at]sapo.pt
Calendario Escolar 2010 - 2011
Inicio das actividades a 13 de Setembro e final a 5 de Julho de 2011 Interrupções de 27 a 31 de Dezembro, de 7 a 9 de Março e de 15 a 21 de Abril de 2011.
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
21
22
23
26
27
28
30
31
" A família e a instituição de Educação Pré-Escolar, são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa, por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas."     in "Orientações para e Educação Pré Escolar", ME 

Nesta perspectiva, criamos este espaço de encontro, de comunicação e divulgação do que se passa no nosso Jardim. Esperamos os vossos comentários e sugestões. Assim, em conjunto, poderemos proporcionar às nossas crianças um ambiente ainda mais enriquecedor  e partilhar  o privilégio de as ajudar  a crescer de um modo feliz e harmonioso.

comentários recentes
Muito obrigada. Nós também agradecemos o empenho e...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não só no dia...
Obrigada pelo valor dado ao nosso trabalho. Espera...
Ainda bem que gostaste, ficamos sempre muito feliz...
Eu também estive na festa...e que festa!Parabéns a...
Está a chegar ao fim mais um ano lectivo, desta ve...
Obrigada pelas palavras de apoio, são para nós um ...
Olá Pinguinhos! Já tinha saudades de ver notícias ...
Olá Maria João fico muito feliz por vires espreita...
olá sou a maria joão que adora a escola ...