A Maria João não se esqueceu dos trabalhos de casa: pediu ao pai que nos contasse como era o Marco há muitos anos e ele enviou-nos este texto:

"Antigamente no Marco havia poucos carros e as casas também eram poucas.

Os dias mais movimentados eram os dias de feira e os dias de "praça". Nestes dias, a vila do Marco enchia-se de pessoas das aldeias que vinham comprar o que precisavam. Na feira encontravam de tudo, desde roupa, tecidos, sapatos, talheres, pratos e até animais, eram dias de muita animação no Marco, que nesse tempo tinha poucas lojas.As que  havia vendiam um pouco de tudo. As lojas que mais movimento tinham eram as "tascas". As "tascas" eram locais onde as pessoas podiam almoçar e lanchar. Nos dias de feira, as pessoas das aldeias encontravam-se nas "tascas"para comer e beber uma caneca de vinho.

A feira do Marco realizava-se nas ruas e largos do centro da vila, já a" praça" era feita no largo do Hospital.

Há muitos anos atrás não havia televisões nem carros. Em vez de carros as pessoas tinham carroças que eram puxadas por bois ou cavalos e era nas carroças que se deslocavam das suas terras para a vila do Marco.

As "tascas" não tinham televisões e a primeira que veio para o Marco foi para um café.

Também não havia Cinema, o Hospital era muito pequeno e não havia nem Jardim de Infância, nem Centro de Saúde, nem Bancos. 

A Escola Primária não era onde é hoje, na Câmara estavam também a Cadeia e as Finanças.

Os Bombeiros eram perto do Hospital.

Uma das "tascas" mais conhecidas do Marco era onde é hoje o BPI e ficava por baixo da pensão "Medon". Um dos restaurantes mais antigos era a "Pensão Magalhães".

 

A Educadora leu tudo isto em voz alta e nós estivemos  muito atentos e gostamos muito, um menino até disse que parecia uma história.

Obrigado pai da Maria João, por nos ter contado todas estas coisas sobre o Marco de antigamente.

 

 

Uma foto da feira do Marco, retirada de um dos livros que consultamos na nossa visita à biblioteca.

    

publicado por pinguinhosdesaber às 22:25 | link do post
Agradeço a referência que fez ao texto que escrevi para a Maria João levar para a escola. Em breve a Maria João levará uma fotografias do Marco antigamente. Numa delas é possível ver a zona onde actualmente se situa o Jardim de Infância. Acho que esta iniciativa é muito interessante pois todas as crianças ficam curiosas para saber como era a nossa Terra antigamente.
Obrigado,
João Monteiro Lima
João Monteiro Lima a 8 de Fevereiro de 2010 às 20:45
Nós é que agradecemos a colaboração que temos sentido por parte de toda a comunidade e que nos tem ajudado a descobrir o Marco antigo juntamente com as crianças. Se lhes conseguirmos incutir o gosto pela descoberta e o respeito pelo passado , então o nosso trabalho terá decerto valido a pena.
Céu Madureira
pinguinhosdesaber a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:38
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu." Rubem Alves
mais sobre mim
Horário de Funcionamento do Jardim de Infância
Abertura 8:00 Encerramento 18:30 Componente lectiva 9:00 às 12:00, 13:30 às 15:30. Contacto: escolinhadocasal[at]sapo.pt
Calendario Escolar 2010 - 2011
Inicio das actividades a 13 de Setembro e final a 5 de Julho de 2011 Interrupções de 27 a 31 de Dezembro, de 7 a 9 de Março e de 15 a 21 de Abril de 2011.
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
28
30
31
" A família e a instituição de Educação Pré-Escolar, são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa, por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas."     in "Orientações para e Educação Pré Escolar", ME 

Nesta perspectiva, criamos este espaço de encontro, de comunicação e divulgação do que se passa no nosso Jardim. Esperamos os vossos comentários e sugestões. Assim, em conjunto, poderemos proporcionar às nossas crianças um ambiente ainda mais enriquecedor  e partilhar  o privilégio de as ajudar  a crescer de um modo feliz e harmonioso.

comentários recentes
Muito obrigada. Nós também agradecemos o empenho e...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não só no dia...
Obrigada pelo valor dado ao nosso trabalho. Espera...
Ainda bem que gostaste, ficamos sempre muito feliz...
Eu também estive na festa...e que festa!Parabéns a...
Está a chegar ao fim mais um ano lectivo, desta ve...
Obrigada pelas palavras de apoio, são para nós um ...
Olá Pinguinhos! Já tinha saudades de ver notícias ...
Olá Maria João fico muito feliz por vires espreita...
olá sou a maria joão que adora a escola ...