Hoje fomos fazer uma visita aos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses. Aprendemos que os fogos se podem apagar com água (nos montes), com pó ou com espuma e que os meninos não devem tocar no fogo nem mexer no fogão.
Vimos alguns carros muito antigos e outros modernos e, na oficina, um senhor estava a arranjar este carro muito antigo e muito engraçado que os Bombeiros já não usam para apagar os fogos.
O Senhor Comandante deixou-nos entrar a todos e nós tocamos a sineta, foi uma alegria.
Vimos os carros que servem para apagar fogos nas florestas e que levam muita água, carros com uma escada muito grande que serve para retirar as pessoas das varandas ou janelas dos prédios, um carro pequeno que sai sempre para todo o lado, as ambulâncias brancas e uma amarela do INEM. Também vimos um jipe com bancos brancos, que parecia da tropa e que era do tempo da II Guerra.
Ficamos a saber que os Bombeiros têm 3 fardas: uma para apagar os fogos que é azul, uma para todos os dias azul e vermelha e uma para as festas  que tem botões brilhantes. Também usam capacete por causa do fumo.
O Senhor Comandante contou-nos que há muito, muito tempo, eram os cavalos que puxavam o carro dos Bombeiros porque ainda não existiam automóveis. Usavam-se  umas máquinas para retirar a água para apagar os fogos, chamadas motobombas, que eram transportadas por quatro pessoas. Também nos contou qual era a casa onde funcionou o primeiro quartel, quando regressamos passamos por lá para a ver, é pertinho da nossa escola.
Os Bombeiros têm uma casa para treinos, que se chama escola, e usam rádios para falar para muito longe.
No fim agradecemos aos senhores que foram muito simpáticos. Adoramos esta visita!
publicado por pinguinhosdesaber às 15:23 | link do post
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu." Rubem Alves
mais sobre mim
Horário de Funcionamento do Jardim de Infância
Abertura 8:00 Encerramento 18:30 Componente lectiva 9:00 às 12:00, 13:30 às 15:30. Contacto: escolinhadocasal[at]sapo.pt
Calendario Escolar 2010 - 2011
Inicio das actividades a 13 de Setembro e final a 5 de Julho de 2011 Interrupções de 27 a 31 de Dezembro, de 7 a 9 de Março e de 15 a 21 de Abril de 2011.
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
18
19
20
24
25
26
27
29
30
31
" A família e a instituição de Educação Pré-Escolar, são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa, por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas."     in "Orientações para e Educação Pré Escolar", ME 

Nesta perspectiva, criamos este espaço de encontro, de comunicação e divulgação do que se passa no nosso Jardim. Esperamos os vossos comentários e sugestões. Assim, em conjunto, poderemos proporcionar às nossas crianças um ambiente ainda mais enriquecedor  e partilhar  o privilégio de as ajudar  a crescer de um modo feliz e harmonioso.

comentários recentes
Muito obrigada. Nós também agradecemos o empenho e...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não só no dia...
Obrigada pelo valor dado ao nosso trabalho. Espera...
Ainda bem que gostaste, ficamos sempre muito feliz...
Eu também estive na festa...e que festa!Parabéns a...
Está a chegar ao fim mais um ano lectivo, desta ve...
Obrigada pelas palavras de apoio, são para nós um ...
Olá Pinguinhos! Já tinha saudades de ver notícias ...
Olá Maria João fico muito feliz por vires espreita...
olá sou a maria joão que adora a escola ...