Durante as ultimas semanas estivemos a descobrir muitas coisas interessantes sobre a água.

Sem água não podíamos viver, a maior parte do nosso Mundo é feita de água, por isso o nosso globo é muito azul, são os mares.  

 

 

 Aprendemos o Ciclo da Água, fizemos um painel e fomos explicar aos meninos da sala um como é que a água evapora, vai para as nuvens, cai em forma de neve, chuva ou granizo, dá de beber às pessoas e aos animais, rega as plantas, volta para os rios e para o mar e depois volta a evaporar, a subir para as nuvens, a chover... 

 

 Também fizemos um trabalho sobre o mar, aprendemos uma canção sobre a Gotinha, vimos e ouvimos muitas historias, lemos livros, observamos imagens, fizemos experiências.

 

 

 Descobrimos que há rios, lagos, charcos, cascatas, fontes e mares, que há água que tem muita pressa ( cascatas) e outra que não tem pressa nenhuma( charcos e lagos).

 

 

 Também já sabemos que os rios levam a água para o mar e que a água do mar é salgada e a dos rios é doce.

 

 

Descobrimos que no mar há peixes, algas, estrelas do mar,caranguejos,  alforrecas e muitas conchinhas  ( temos uma grande na sala onde gostamos de ouvir o mar...  

 

Depois de todo este trabalho tivemos hoje uma boa surpresa:  a visita de um grupo de alunos da Escola Secundária que nos  vieram falar sobre o Ciclo da Água e fizeram algumas experiências para nós vermos.  

 

Depois de termos assistido à história da "Gotinha Medrosa",  ouvimos uma canção e um poema muito bonito e fomos participar nas experiências. 

 

Gostamos de todas elas: o balão e a vela, o ovo que flutuou na água com sal, a música com garrafas, as gotinhas que se formaram sobre o copo da água quente. Mas do que mais gostamos foi daquele carrinho fantástico que andava com...água! Faria muito sucesso no nosso cantinho das construções!

 

 Queremos agradecer aos alunos da ES a paciência que tiveram connosco e dar-lhes os parabéns por terem organizado tão bem esta actividade que nos ajudou a crescer um bocadinho mais. Também nos contaram que há, no Porto, um sítio fantástico onde se pode brincar com a água e descobrir muitas coisas.

  A Matilde disse-nos que já lá foi e gostou muito, se calhar um dia destes também lá iremos fazer uma visita...

 

 

 

 

 

 

 

publicado por pinguinhosdesaber às 20:51 | link do post
Para mim e para todo o grupo que visitou o vosso infantário, esta experiência foi fantástica e adorámos interagir com todos as crianças! Somos nós que temos que agradecer pela oportunidade que nos deram de podermos nós também dar um pouco mais de conhecimento e surpreender as criancinhas, e ficamos felizes por vê-las tão interessadas e participativas! Desejámos a continuação do excelente trabalho feito pelas educadoras, e quanto à visita, nunca se sabe... :D
Diogo Ferraz a 29 de Janeiro de 2011 às 16:29
O prazer foi todo nosso! Nós também aprendemos convosco e foi um bocado muito bem passado. Obrigada ás educadoras por nos terem ajudado nesta actividade e obrigada aos meninos e meninas por terem colaborado tao bem na actividade.
E quanto á visita ao lugar especial... quem sabe! :)
Bom trabalho para os nossos amigos mais pequenos! :D
Diana Castro a 29 de Janeiro de 2011 às 23:28
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu." Rubem Alves
mais sobre mim
Horário de Funcionamento do Jardim de Infância
Abertura 8:00 Encerramento 18:30 Componente lectiva 9:00 às 12:00, 13:30 às 15:30. Contacto: escolinhadocasal[at]sapo.pt
Calendario Escolar 2010 - 2011
Inicio das actividades a 13 de Setembro e final a 5 de Julho de 2011 Interrupções de 27 a 31 de Dezembro, de 7 a 9 de Março e de 15 a 21 de Abril de 2011.
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
20
22
23
24
25
26
27
29
30
" A família e a instituição de Educação Pré-Escolar, são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa, por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas."     in "Orientações para e Educação Pré Escolar", ME 

Nesta perspectiva, criamos este espaço de encontro, de comunicação e divulgação do que se passa no nosso Jardim. Esperamos os vossos comentários e sugestões. Assim, em conjunto, poderemos proporcionar às nossas crianças um ambiente ainda mais enriquecedor  e partilhar  o privilégio de as ajudar  a crescer de um modo feliz e harmonioso.

comentários recentes
Muito obrigada. Nós também agradecemos o empenho e...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não só no dia...
Obrigada pelo valor dado ao nosso trabalho. Espera...
Ainda bem que gostaste, ficamos sempre muito feliz...
Eu também estive na festa...e que festa!Parabéns a...
Está a chegar ao fim mais um ano lectivo, desta ve...
Obrigada pelas palavras de apoio, são para nós um ...
Olá Pinguinhos! Já tinha saudades de ver notícias ...
Olá Maria João fico muito feliz por vires espreita...
olá sou a maria joão que adora a escola ...